sábado, 31 de janeiro de 2009

Piraputanga



Peixe de escamas da família Characidae, apresenta o corpo fusiforme e bem comprimido. As nadadeiras caudal, anal e pélvica são avermelhadas. A caudal é levemente furcada e apresenta uma faixa negra nos raios medianos, que se estende por toda a região da cauda. As nadadeiras peitorais, dorsal e adiposa são amareladas, às vezes com as bordas escurecidas. O dorso é marrom claro e o ventre é branco. Possui mancha umeral, azulada ou cinza, logo após a cabeça. A boca é terminal e relativamente pequena, dotada de dentes próprios para cortar, esmagar e triturar alimentos. Alcançam cerca de 50cm de comprimento total e 2,5kg, indivíduos acima desse peso são raros.
Gostam dos trexos mais rápidos dos rios com águas limpas, em pontos com maior profundidade e correnteza, sobre os poços ou próximos de obstáculos no curso do rio ou nas margens. Embaixo de árvores frutíferas e próximos às plantas aquáticas. A melhor época para serem capturadas é durante os períodos de enchente, vazante e também na seca. Têm importância comercial e esportiva.

Dicas de pesca: Iscas com clores claras, como branca, amarela e verde limão são bem atraentes. Os melhores locais para pesca são as pequenas correntezas, as beiras com árvores frutíferas e perto de plantas aquáticas.

Ataca muito bem na pesca de fly com iscas que imitem seus alimentos naturais, como peixinhos, frutas e insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário