quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Rei do rio


O dourado é o salmão brasileiro, e sua carne é muito apreciada. São peixes com hábitos essencialmente piscívoros, isto é, alimentam-se de outros peixes. Seu recorde mundial de captura é de 23.300 kg, fisgado em 27 de setembro de 1984 pelo pescador argentino Armando Giudice, no Rio Paraná, Argentina.

O Dourado é considerado o maior peixe de escamas da Bacia do Prata. Por sua enorme esportividade e agressividade são idolatrados por pescadores de todo o mundo. É conhecido nos Estados Unidos e no Japão como “Golden Fish”. Na Inglaterra como “Dorado”. Na Argentina recebe o nome de “El Tigre”. E no Brasil é o “Rei do Rio”.

É muito procurado pelos pescadores esportivos, por sua beleza e esportividade incomum, o Dourado quando fisgado pula e briga com muita força, mostrando toda sua majestade.

Uma fêmea de Dourado na reprodução, chega a produzir até três milhões de óvulos, esta grande quantidade é estratégica, e garante a preservação da espécie, pois o Dourado não cuida dos filhotes.

Com a desculpa do progresso, a construção de barragens, e a drenagem de lagoas marginais, para fins agrícolas e pecuários, o homem, que é seu maior predador, inviabilizou o processo reprodutivo da espécie.

Por ser um peixe de piracema, o Dourado possui necessidades migratórias entre 500 e 1500 km de subida de águas rápidas, ou corredeiras, nadando entre 20 e 30 km por dia pra preparar seus órgãos sexuais para a desova. E depois do ato, a mesma quantidade para fazer o percurso de volta, completando assim o ciclo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário